quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Salão de Artesanato da Paraíba tem início nesta sexta-feira


Foto: Arquivo Paraíba Total (www.paraibatotal.com.br)

21º edição do evento será realizada na antiga associação do BNB, no Cabo Branco, e vai reunir cerca de 600 artesãos

Da Agência Sebrae de Notícias

Cerca de 600 artesãos participam da 21º edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que acontece de 19 de dezembro a 25 de janeiro, na antiga associação do BNB, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa. Com o tema “Das mãos florescem o crochê”, a edição presta homenagem ao crochê, uma das técnicas artesanais mais antigas e que até hoje conquista pessoas de diferentes idades, seja no vestuário ou na decoração.

Além da tipologia, o Salão do Artesanato vai expor peças em madeira, couro, cerâmica, fios, fibras, brinquedo popular, ferro, entre outros, de artesãos de todas as regiões da Paraíba. No evento, serão realizadas ainda uma feira gastronômica e apresentações musicais.

Um atrativo nesta edição será o espaço de recreação voltado para as crianças. No local climatizado, haverá narração de histórias infantis, pinturas, teatro e biblioteca. Uma sala de projeção mapeada também está sendo instalada para projetar elementos em 3D. Entre as mostras, estarão exibições de fotografias de crocheteiras e um breve documentário sobre suas vidas nos municípios de Cabedelo, Areial, Galante, João Pessoa e Campina Grande.

O evento já integra o calendário cultural de João Pessoa, realizado anualmente nos meses de dezembro e janeiro, além das edições em junho, mês do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. O Salão é promovido pelo Programa de Artesanato da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico.

No Salão do Artesanato, o visitante ainda vai poder conferir os trabalhos de todas as regiões da Paraíba, apresentados em várias tipologias através de peças em madeira, couro, cerâmica, fios, fibras, brinquedo popular, ferro e muitos outros. Além do artesanato, em todas as edições é possível provar da gastronomia regional e conferir apresentações musicais.

Funcionamento – O Salão vai funcionar diariamente das 15h às 22h, até o dia 25 de janeiro. As exceções são para os dias 24, 25 e 31 dezembro, bem como para o dia 1º de janeiro, quando o evento será fechado para as festas de final de ano. A visitação será gratuita.

Serviço:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Governadores eleitos do Nordeste elaboram pauta única para a região

Os governadores do Nordeste solicitaram formalmente nesta terça-feira (9) a votação do mérito da ADIN 4917, que permite que a Lei dos Royalties do Petróleo entre em vigor. O pedido está listado na Carta dos Governadores do Eleitos do Nordeste, documento final do Encontro de Governadores realizado nesta terça-feira em João Pessoa, capital da Paraíba.

O evento aconteceu Centro de Conveções de João Pessoa e a meta era discutir uma pauta única para a região. Os governadores que vão assumir a gestão dos estados nordestinos em 2015 participaram. Além do anfitrião Ricardo Coutinho (PSB), que foi reeleito governador da Paraíba, também participaram Camilo Santana (PT), do Ceará; Robinson Faria (PSD), do Rio Grande do Norte; Renan Filho (PMDB), de Alagoas; Rui Costa (PT), da Bahia; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Flávio Dino (PC do B), Maranhão; e Wellington Dias (PT), do Piauí. Também participou o vice-governador Belivaldo Chagas Silva (PSB), de Sergipe.

A carta elaborada pelos participantes do encontro pontua 15 questões relacionadas a diversos aspectos e anuncia a recriação do Fórum dos Governadores do Nordeste. “Entendemos que o diálogo interfederativo é um passo importante e decisivo para ajudar a tornar o Nordeste mais forte, mais igual e mais justo”, diz a carta.

Entre os pontos, os governadores se declaram em defesa de novas fontes de financiamento para a saúde que garantam a melhoria do atendimento, com direcionamento prioritário para a média e alta complexidade. O documento ainda contempla a modernização das Forças de Segurança e investimentos na infraestrutura e logística de transporte, além da conclusão do projeto de modificação da tributação das operações interestaduais.
saiba mais

Ainda em relação ao crédito, os governadores defendem uma linha de crédito especial já para o primeiro semestre de 2015, chamada de Proinveste Nordeste, para investimentos em infraestrutura. Eles ainda reinvidicam a manutenção de juros abaixo do mercado no Banco do Nordeste (BNB). Na área de educação, os governadores eleitos destacam a necessidade de um reforço à política educacional de qualificação do ensino básico e expansão do ensino técnico e superior.

Eles ainda defendem a existência de instrumentos diferenciados de incentivos para o Nordeste. “Em nome de um combate a uma suposta guerra fiscal, não se pode deixar toda uma região sem instrumentos legítimos e necessários para atrair e manter empresas, preservando e aumentando o comprovado potencial econômico do Nordeste”, diz a carta. Os governadores ainda pedem a desoneração do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Confins) sobre o faturamento das companhias estaduais de saneamento básico.

No âmbito da política, a carta pede uma nova agenda política e econômica no sentido de convergir esforços para superar problemas e construir soluções para colocar o Brasil em um cenário de crescimento, competitividade e aumento e distribuição de riquezas. Os governadores ainda defendem uma ampla reforma política, enfatizando que deve-se preservar e construir os espaços de participação popular. “A Democracia Representativa depende do interesse qualitativo do povo e isso só poderá ser garantido com a participação efetiva das pessoas”, defendem os políticos.

Para o Congresso Nacional, os governadores pediram apoio para a aprovação da PEC 57/1999, que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Semiárido, que está em tramitação na Câmara Federal.

“Temos ciência de que se faz urgente a necessidade de superar, definitivamente, esse abismo que o Nordeste vive há séculos, mas isso só será possível com a integração de todas as forças, um trabalho que precisa funcionar de forma pactuada com a União”, destaca a carta. O evento foi encerrado no início da tarde.

via G1-PB: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/12/governadores-eleitos-do-nordeste-elaboram-pauta-unica-para-regiao.html

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Recife terá sistema de compartilhamento de carros

Capital pernambucana inaugura, em maio, o primeiro projeto brasileiro de compartilhamento de carros, como ocorre com as bikes



O primeiro passo para um futuro no qual residentes das grandes cidades brasileiras poderão usar os smartphones para planejar itinerários com carros compartilhados será dado no Recife. A capital pernambucana vai ser a primeira cidade do país a implementar um sistema de carros de aluguel, nos moldes das bikes, para viagens de curta e média distância. O serviço funcionará através do projeto PortoLeve e deve ter início em maio. Até lá, o Porto Digital, que responde pela ação, realiza estudos de trajeto e de custo que vão definir o tempo de uso dos veículos e o valor diário ou mensal a ser pago pelos usuários.

Leia mais no Diario de Pernambuco: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/01/22/interna_vidaurbana,485521/recife-tera-sistema-de-compartilhamento-de-carros.shtml