Desde 2012 que o CENOR vem denunciando os vergonhosos fatos que envolvem a Transnordestina. Uma das propostas apresentadas em público pelo Centro de Estudos do Nordeste foi o encerramento da concessão pública atual e a sua substituição imediata. Há provas concretas com relação ao descumprimento das metas e outros erros cometidos pela Transnordestina Logística (TLSA), que apesar de todas as insatisfações e descumprimentos segue responsável pela obra.
Um exemplo: para favorecer o grupo atual no edital de construção da Transnordestina, modificou-se até a legislação da SUDENE, que proibia a utilização de recursos do FINOR, juntamente com outros recursos federais. Além do FINOR foram liberados recursos do FNDE (que ainda não tinha sido nem regulamentado) e do BNDES.
Há indícios concretos de que através de algumas manobras a empreiteira está recebendo quase o dobro do valor da construção.
A atual concessionária da operação da via férrea venceu o leilão de arrendamento da Rede Ferroviária Federal – Malha Nordeste porque se comprometeu em atingir as seguintes metas mínimas de eficiência de operacionalidade. Ressalte-se que a concessão era de simples operação e a empresa ganhou a operação, por um prazo de 30 anos, pelo valor irrisório de R$ 15.000.000,00.
2.1. TKU (Ton por km útil):
1998
|
1999
|
2000
|
2001
|
2002
|
Meta contratual 0,900
|
1.200
|
1.500
|
1.700
|
1.800
|
Realização pela empresa 0,640
|
0,919
|
0,711
|
0,700
|
0,490
|
2.2. Número de acidentes para milhão de trens x km
1998
|
1999
|
2000
|
2001
|
2002
|
Meta contratual 161,50
|
144,50
|
127,50
|
110,50
|
101,00
|
Realizado 391,27
|
393,33
|
283,55
|
262,27
|
300,34
|
A partir de 2000 paralisou quase toda a malha ferroviária alegando que foi atingida por chuvas torrenciais e que esperava que o Governo Federal reconstruísse a malha e a devolvesse de mão beijada para que voltasse a operar, quando o edital da concorrência deixava claro que toda a operação seria por conta do arrendatário, inclusive, todos os reparos necessários.
A novela continua. Para acompanhar os novos capítulos confira abaixo a matéria publicada no Diario de Pernambuco de hoje. A raiz do problema, porém, segue dando frutos e em silêncio a TLSA continua a sua farra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário